LIBERDADE AQUI!

Um Espaço de Liberdade de Expressão

Aula de cidadania

Posted by Liberdade Aqui! em 15/03/2012

Nossa Luta pela Educação de Qualidade

“O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.”
Martin Luther King, Jr.

Professoras e Professores em ato público em Cornélio Procópio / PR.

Existem varias definições de cidadania. Cidadania é definida como um conjunto de direitos e deveres ao qual o indivíduo está sujeito em relação à sociedade a que pertence. …É também praticar, exigir Direitos, não ter preconceitos, respeitar as leis.

A paralisação de hoje, dia 15/03, comandada pela APP-Sindicato/CNTE/CUT é um movimento social que luta contra as arbitrariedades e inverdades de muitos prefeitos e governadores que se negam a cumprir o que é estabelecido em lei e que proferem os mais absurdos discursos diatribes.

É através deste instrumento (GREVE) garantido pela constituição que os professores e professoras estaduais ensinam aos seus alunos o livre exercício da cidadania, ensinando-os a ser um cidadão participante e atuante. (esse ensinamento também serve a muitos educadores, que acham que os outros é que devem lutar por eles).

Ensinamos aos nossos alunos que eles fazem parte do mundo e que suas escolhas e posturas diante da vida afetam não só a eles mesmos, mas também a vida de outras pessoas da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.

No nosso Brasil, no nosso Estado e em nossas comunidades (escolas, clubes, sindicatos, prédios, ruas e cidades) sempre irão existir grupos de pessoas unidos, organizados para lutar por algo que acreditam…

Esta paralisação dos/as professores/as nas capitais e no interior de nosso país é a maneira legitima de mostrar para a sociedade através da luta que os educadores, os alunos, pais de alunos estão indignados com a postura, com a atitude de prefeitos e governadores em tentar suprimir nossos direitos conquistados a duras penas.

Nós professores/as e alunos/as sabemos que ser cidadão é fazer valer nossos direitos e deveres civis, políticos e econômicos.  Só assim exerceremos a verdadeira cidadania.

Sabemos também que a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

Sejamos, então, verdadeiros/as cidadãos/as.

_____________________________

Texto adaptado de: MARTINS, Paulo James Queroz.  Greve e  Cidadania. Disponível em: http://profcarlosalberto03.blogspot.com/2011/08/greve-aula-de-cidadania.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: