LIBERDADE AQUI!

Um Espaço de Liberdade de Expressão

Vem aí o Windows 8

Posted by Liberdade Aqui! em 09/01/2012

Via Portal Nassif

Microsoft apresenta o Windows 8

Enviado por luisnassif, seg, 09/01/2012 –  De O Globo

RIO – No próximo dia 1º de março, fará 20 anos que a Microsoft (MS) começou a anunciar na televisão o sistema Windows 3.1 — uma das mais populares versões do Windows, que apresentou em 1992 o mundo das janelas a muita gente. O sistema se tornou sinônimo de computador pessoal então. Lançado em abril daquele ano, vendeu três milhões de cópias em dois meses, e a Microsoft foi nomeada pela revista “Forbes” a empresa mais inovadora dos EUA.

ra, duas décadas depois, a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen se prepara para uma nova revolução — o Windows 8. Quando Stephen Elop, presidente-executivo da Nokia (parceira da Microsoft), esteve no Brasil, em dezembro, disse que o novo sistema operacional será rodado com a mesma performance em PCs, notebooks, smartphones e tablets, representando uma nova era para o usuário. Na verdade, MS e Nokia correm atrás da mobilidade, em que Apple e Google já pularam dos computadores para os tablets e smartphones. O Windows, no entanto, pode fazer diferença na equação, por ser o sistema operacional mais usado do mundo (com 90,16% do mercado, segundo a StatCounter). 

O primeiro passo para isso é o que a Microsoft chama de interface “estilo Metro” — com aplicativos rodando à toda sob os live tiles, tijolinhos inteligentes que pretendem se tornar o caminho dos programas em vez dos velhos ícones na área de trabalho. Eles se comunicam entre si, permitindo uma interação mais rápida entre os usuários e envio de conteúdo mais ágil. Não por acaso, os tijolinhos estão nos celulares movidos a Windows Phone, como HTC Ultimate e Samsung Omnia W, lançados aqui, e os Lumia 800 e 710 da Nokia, que chegam em março.

— A experiência do Windows 8, que pede o toque, ao contrário do antigo sistema, vai funcionar melhor por meio das credenciais da Windows Live ID — explica Paulo Iudicibus, diretor de Inovação da Microsoft Brasil. — Hoje já temos várias centenas de milhões de Live IDs no mundo: 450 milhões no Hotmail, 330 milhões via MSN e 127 milhões ativas no Skype (há interseções aí). Mas a meta é chegar a 1 bilhão delas em 2015.

Segundo o executivo, cada tijolinho será uma janela para a computação em nuvem, pública ou privada, como no SkyDrive da MS. Além das funções touch, o Windows 8 prevê o uso de gestos e comandos de voz. A semelhança com o novo painel de controle do Xbox 360 não é coincidência, já que este usa o poder do Kinect e aceita comandos de voz (em inglês, mas a tradução para o português está sendo feita). O sistema também se sincroniza em tempo real com serviços na nuvem, como os smartphones, mantendo as informações atualizadas.

Office será adaptado ao novo esquema

Como o Android Market e a App Store, o novo Windows trará uma Windows Store. A ideia da MS é ter apps em mais de 231 mercados, em cem idiomas. Em dezembro, a empresa anunciou que, ao contrário da tradicional divisão da indústria para os aplicativos (distribuidor ou fabricante fica com 30% e desenvolvedor, com 70%), programadores de apps para o Windows 8 terão 80% da receita se suas criações faturarem ao menos US$ 25 mil.

O sistema foi concebido, ainda, para vários tipos de processadores — do ARM à plataforma x86 da Intel —, o que foi parcialmente demonstrado pelo diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, em 2011, no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. Para hoje, espera-se a divulgação da primeira versão beta pública do sistema (que deve chegar em fevereiro). E deve ser apresentada o Office 15, que pode adotar a interface Metro, com funções de toque e live tiles para navegar melhor em texto, fotos e e-mails.

— O futuro Office vai ser adaptado ao ambiente do Windows 8. As funções principais estarão presentes no PC, em smartphones e tablets. Mas nestes dois, a fruição completa será melhor através de um dock com teclado acoplado em casa — diz Iudicibus.

Com todas essas novidades, não é de admirar que os usuários estejam temerosos. Afinal, será que tudo que conhecemos será abandonado?

— Não — garante Iudicibus. — Manteremos o compromisso de apoiar as versões anteriores. Um dos live tiles da interface abrirá uma versão tradicional do Windows desktop, permitindo trabalhar como de costume no sistema. Esse tijolinho também será a porta para os jogos desenvolvidos para PC.

A mudança radical está na raiz das críticas. Walt Mossberg, crítico de tecnologia do “Wall Street Journal”, disse que os usuários ficarão chocados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: