LIBERDADE AQUI!

Um Espaço de Liberdade de Expressão

52º Congresso da UNE

Posted by Liberdade Aqui! em 14/07/2011

DO TIJOLAÇO

“Brizola guerreiro do povo brasileiro”. Para mim, foi muito emocionante ouvir este “grito de guerra” com que centenas de estudantes no 52º Congresso da UNE, me receberam, ontem, durante a homenagem feita a meu avô, Leonel Brizola, na abertura do evento, que pretende reunir 10 mil jovens e vai até domingo, em Goiânia.

A homenagem  pela passagem dos  50 anos do movimento pela Legalidade e retratou, para as novas gerações, com vídeo e fotos, um momento dramático, embora pouco conhecido, da história do nosso país, na qual meu avô, Brizola, então Governador do Rio Grande do Sul, comandou em 1961, a resistência à implantação de uma ditadura militar que, infelizmente, triunfaria três anos depois.

Hoje, o ex-presidente Lula e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, participam do II Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni, às 10h, no Centro de Convenções de Goiânia, que registra este ano a concessão de mais de 1 milhão de bolsas para universitários de baixa renda desde o início do programa, em 2004.

Amanhã, às 13h, na Praça Universitária, terá o ato em defesa da Comissão da Verdade que tem o objetivo de esclarecer crimes ocorridos durante a ditadura e terá a presença da presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara a deputada federal Manuela D´Ávila, e a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

O Congresso da Une tem um papel importantíssimo na mobilização dos estudantes brasileiros e as reivindicações da juventude são um passo essencial para desenvolvimento do país, sobretudo, no avanço da qualidade da educação.

Recebi  de presente do Presidente da Une, Augusto Chagas,  uma placa de homenagem a meu avô e a reproduzo, certo de que ele se emocionaria em ver que aquele gesto de coragem e coerência não se perdeu no tempo, nem se pôde apagar com a noite imposta à memória pelos vencedores de 64.

Caro amigo deputado Brizola Neto,

O legado de grandes brasileiros não se encerra as realizações de seu tempo, aos momentos de heroísmo ou sabedoria que protagonizaram em defesa das liberdades, da justiça e da soberabia nacional. Essa herança positiva e continua, sedimentada pelos grandes personagens da história do Brasil, permite a nós, os estudantes brasileiros, homenagearmos a família Brizola, da pessoa de vosso avô e da vossa própria, neste aniversário de 50 anos da Cadeia da Legalidade.

A União Nacional dos Estudantes e o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola,estiveram lado a lado durante aqueles difíceis anos que precederam a ditadura militar brasileira, garantindo a esperança democrática com a posse do presidente da república João Goulart. Atualmente esses ideais imortalizados por Brizola ainda ecoam no movimento estudantil brasileiro, permitindo sua lealdade ao país e aos interesses mais urgentes de seu povo.

Saudações estudantis,
Augusto Chagas – Presidente da Une

Coloco, lá em cima, um pequeno vídeo, com parte de minha participação no congresso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: