LIBERDADE AQUI!

Um Espaço de Liberdade de Expressão

Revelado segredo da receita da Coca-Cola

Posted by Liberdade Aqui! em 16/02/2011

Via Portal Luis Nassif

A receita original da Coca Cola

Enviado por luisnassif, ter, 15/02/2011 – Por wilson yoshio.blogspot

Receita original da Coca-Cola é descoberta 125 anos depois Site americano disse ter encontrado uma fotografia que contém a fórmula secreta original do refrigerante; empresa não confirma .

Divulgação

Coca-Cola

A receita oficial fica trancada em um cofre na sede da companhia, em Atlanta

Washington – A receita da Coca-Cola, guardada sob sete chaves pelos proprietários da empresa durante 125 anos, deixou de ser um mistério, segundo um site que afirma ter descoberto os ingredientes em uma página esquecida de jornal.

Como publicada nesta terça em seu site pelos produtores do programa de rádio “This American Life”, a fórmula original do refrigerante mais popular do mundo estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola, publicado no jornal “Atlanta Journal Constitution” de 1979.

A imagem mostra uma lista de ingredientes escritos de próprio punho em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, em um livro de boticário passado de geração em geração que atualmente estava com uma mulher em Griffin (Geórgia), conforme “Thisamericanlife.com”.

Coca-Cola, que mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta que só dois funcionários têm a chave, não confirmou se a composição publicada é a correta.

Da lista publicada, a parte mais reveladora é a que explica como misturar o 7X, uma substância que só representa 1% da bebida, mas que é crucial para dar o sabor característico.

Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, dez de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli – das flores da laranjeira amarga – e 10 de óleo de canela.

O restante da bebida é elaborado com três onças de ácido cítrico, duas onças e meia de água, uma de cafeína, uma de baunilha, duas pintadas de suco de lima, uma onça e meia de bala para dar cor e uma quantia de açúcar que é ilegível na lista.

A receita original inclui três copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20 após um corrente de críticas.

Resta saber se, além da eliminação desta substância, os proprietários da Coca-Cola aplicaram modificações substanciais na fórmula desde que Pemberton a projetasse.

Para tentar comprová-lo, a equipe do programa radiofônico reuniu um grupo de analistas e de amantes da bebida em uma degustação da mistura obtida pela receita.

Segundo o site, a maioria dos que provaram não encontravam diferenças da Coca-Cola comercializada.

“Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula”, disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/receita-original-da… de açúcar na alegada receita original da coca-cola continua a ser segredo 15 Fevereiro 2011 | 19:29 Diogo Cavaleiro   – diogocavaleiro@negocios.pt  Mesmo que a receita hoje divulgada seja a verdadeira, há uma informação que não foi desvendada.A receita original da Coca-Cola pode ter sido hoje amplamente divulgada em todo o mundo mas não se pode pensar que se vai conseguir fazer esta bebida em casa. A verdade é que se sabe, por exemplo, que são necessárias três onças de ácido cítrico, uma onça de cafeína ou uma de baunilha. Mas a quantidade de açúcar a ser utilizado continua a ser uma incógnita, já que não é possível desvendá-la na fotografia que está hoje a animar o mundo.

O programa de rádio norte-americano “This American Life” fez uma investigação e chegou a um artigo do Atlanta Journal Constitution de 28 de Fevereiro de 1979, uma publicação da terra natal da coca-cola. A peça estava acompanhado por uma fotografia que apresentava uma antiga cópia manuscrita da receita original de John Pemberton, a tal em que não se consegue ver com clareza a quantidade de açúcar a utilizar.

Pemberton foi um veterano de guerra que sonhou a French Wine Coca, uma bebida criada para acalmar o seu vício de morfina, revela a “Time”. Mas, em 1886, uma lei proibiu o produto e obrigou-o a reformular a receita sem álcool.

Contudo, com medo dos rivais, Asa Candler, o presidente que comprou a fórmula um ano depois, decidiu que ninguém poderia escrever a receita. Aliás, em qualquer momento desde aí apenas duas pessoas têm acesso à receita. “Essas duas pessoas nunca viajam sozinhas no mesmo avião devido a possíveis acidentes, é um ritual secreto cauteloso”, refere o autor da “For God, Country and Coke”, Mark Pendergrast, ao “This American Life”, citado pela “Time”.

A Receita

Nesse livro, aliás, foram descritos os ingredientes da coca-cola e do 7X Flavour, a fórmula secreta da bebida. Não há muitas diferenças em relação aos do artigo do jornal de Atlanta. Uma das poucas é, por exemplo, que o primeiro indica quatro onças de fluído de coca, quanto na receita que hoje se difundiu é evidenciado o uso de três taças de extracto de fluído da mesma planta.

Além delas, são enunciadas na receita da fotografia três onças de ácido cítrico, uma onça de cafeína, 2,5 onças de água, dois pingos de suco de limão, uma onça de baunilha e 1,5 onça de caramelo. Sabe-se que é suposto colocar 30 “qualquer coisa” de açúcar, mas a medida mantém-se secreta.

Já em relação aos ingredientes do 7X Flavour, enunciam-se oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 de óleo de limão, 10 de óleo de noz moscada, cinco de óleo de coentros, 10 de óleo de néroli (extraído de flores de laranja amarga) e ainda 10 gotas de óleo de canela.

A forma de juntar estes ingredientes continua a ser secreta, como diz o “El Mundo”, e além disso, o marketing em torno da marca pode acabar por desvalorizar o descobrimento da receita do seu principal produto.

Apesar de tudo, esta receita é apenas uma possibilidade, já que a empresa ainda não tomou uma posição. A verdade é que até a página online do próprio programa de rádio que descobriu o artigo no jornal norte-americano diz isso mesmo: “Pensamos que descobrimos a receita original”. Não há, portanto, certezas. Contudo, sabe-se que a história está a criar um grande frenesim. Aliás, é bastante difícil conseguir entrar na página de internet do “This American Life”, o que se pode explicar com o facto de estar a ser visitado por muitas pessoas.

Em bolsa, a empresa não parece estar a ser afectada, já que segue a cair 0,37% para os 62,905 dólares, abaixo da desvalorização de ontem, de 0,68%.http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=468633Afinal fórmula secreta da Coca-Cola ainda é secreta

Rebeca Venâncio
15/02/11 20:11

enviar noticia Collapse Notícias Relacionadas

Revelado segredo da receita da Coca-Cola

A Coca-Cola já desmentiu as notícias avançadas hoje de que uma rádio americana poderia ter descoberto a fórmula secreta da bebida mais famosa do mundo.

Em entrevista à ABC, o porta-voz da empresa Kerry Tressler, confirmou que “muitas pessoas têm tentado, há muito tempo, descobrir a nossa fórmula secreta. Tentem o que quiserem, só existe uma verdadeira, que não é essa”, disse o responsável referindo-se à notícia avançada hoje de acordo com uma página na Internet do programa “This American Life”.

O porta-voz explicou que este foi o relançamento de uma notícia antiga e que é recorrente serem divulgadas receitas atribuídas à marca. Até hoje, nenhuma delas foi confirmada pela marca como sendo real.

De acordo com a página na Internet do programa de rádio This American Life, a fórmula original da mais popular bebida do mundo estava numa fotografia que ilustrava um texto sobre a história da Coca Cola, que o jornal Atlanta Journal Constitution publicou em
1979.

A imagem mostra uma lista de ingredientes escrita à mão em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, num livro de farmácia que passou de geração em geração e que pertence agora a uma mulher que vive na cidade de Griffin, no Estado norte-americano da Geórgia, diz a página Thisamericanlife.com, um programa semanal da Chicago Public Rádio.

http://economico.sapo.pt/noticias/afinal-formula-secreta-da-cocacola-ain…

 

Anúncios

5 Respostas to “Revelado segredo da receita da Coca-Cola”

  1. mayana said

    vcs sabiam que a coca cola tem parte com o diabo

  2. mayana said

    a coca cola so vive de mentiras

  3. porque que agora que vieram divugar a receita da coca cola
    pois eu não acredito, sera que verdade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: