LIBERDADE AQUI!

Um Espaço de Liberdade de Expressão

Sir Sean Connery comemora 80 anos

Posted by Liberdade Aqui! em 25/08/2010

Do Terra

Sean Connery chega aos 80 como um dos maiores atores de Hollywood
25 de agosto de 2010

 Getty Images

O astro acumula mais de 60 filmes no currículo
Foto: Getty Images

Thomas Sean Connery, o sir Sean Connery, completa 80 anos nesta quarta-feira (25). Um dos maiores atores de Hollywood, o veterano acumula mais de 60 filmes no currículo. Vários são da série 007, na década de 1960 e 70, na qual interpretou o primeiro James Bond, o detive mais famoso do mundo.

O astro teve sua primeira oportunidade na carreira artística em um musical. Nesta época, ele foi o terceiro colocado no concurso de Mister Universo, que lhe abriu portas para os palcos e televisão. Chegou a fama internacional por James Bond. De lá pra cá não parou mais. Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia. Após abandonar seu personagem mais famoso, estrelou outros grandes sucessos como O Nome da Rosa, Os Intocáveis, Indiana Jones e a Última Cruzada, Highlander II – A Ressurreição, Armadilha, A Liga Extraordinária (seu último filme), dentre outros. Venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em Os Intocáveis, com Kevin Costner e Robert de Niro, em 1987, em uma cerimônia em que foi aplaudido de pé.

Por sua contribuição às artes cinematográficas e ao Império Britânico, o ator foi sagrado sir pela Rainha Elizabeth II, em 2000. Connery se mantem afastado dos cinemas desde A Liga Extraordinária, que apesar do sucesso entre o público, foi considerado um fracasso comercial. Para justificar o sumiço, ele afirmou que estava se dedicando a escrever um livro sobre sua vida.

O astro foi casado por onze anos com a atriz australiana Diane Cilento, com quem teve um filho. Foi um relacionamento conturbado, o que levou a atriz a escrever uma autobiografia relatando que o ator era um péssimo marido. Desde 1975, o veterano está casado com a artista franco-tunisiana Michelline Roquebrune.

Curiosidades

James Bond foi a principal inspiração para que os diretores George Lucas e Steven Spielberg criassem o herói Indiana Jones. Em sua homenagem, Connery foi o escolhido para viver o pai do herói em Indiana Jones e a Última Cruzada, interpretado por Harrison Ford. Lucas disse na época que o astro foi o homem que inspirou a criação do filme, o que o deixou muito honrado.

Outra curiosidade é que Sean Connery foi a principal escolha dos diretores para participar de filmes como Matrix e O Senhor dos Anéis, mas se recusou por não entender os roteiros. É considerado até hoje, de acordo com pesquisas de várias revistas, como um dos homens mais sexies do mundo.

Redação Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: